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terça-feira, 4 de maio de 2010

ENSINAR: ARTE DE DIFÍCIL COMPREENSÃO

A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces (Aristóteles, 384-322 a. C.) O cotidiano na sala de aula mostra-nos que a prática docente é um permanente desafio epistemológico, social, estrutural e até ecológico no que constitui a relação professor-aluno. Na escola moderna o aluno é considerado e tratado como um “cliente” muito especial que paga caro por um serviço que ele espera ter, às vezes, mesmo sem apresentar a contrapartida que é estudar. Alguns não possuem noções de limites, direitos e deveres, nem de ecologia humana.

A pedagogia de Paulo Freire (1983) requer hoje um educador ou educadora “percebedor/a” e “problematizador/a” da realidade. É preciso conhecer essa realidade e respeitar a individualidade de cada aluno, de cada aluna. São necessários envolvimento, inclusive emocional, e um código de convivência, ajuda e respeito mútuos. O ensino não é uma via de mão única. Como diz Paulo Freire: “Não há saber mais ou saber menos, há saberes diferentes”. Todos nós temos algo a aprender e a ensinar. Cabe aos mestres mostrar isso, com a ajuda da música, do teatro, da arte e da ação-razão para, pouco a pouco, ir obtendo o envolvimento da classe e transformando-a pelo saber e aprendizado, pois ensinar é uma arte de difícil compreensão.

Este blog que estou desenvolvendo, graças ao incentivo do programa Mandacaru, instrumento colocado à disposição de todos os professores das Faculdades Fanor, Área 1, Ruy Barbosa e FTE, pretende ser um instrumento de ensino e aprendizado para alunos, professores e todas as pessoas interessadas nos temas da educação, mídia, ecologia, língua e cultura. Através da música, do compartilhamento de opiniões e conhecimentos podemos crescer e aprender sempre mais. Sejam todos bem-vindos e bom proveito. Não hesite em participar com seus comentários ou sugerindo temas. Muito obrigado!

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