Translate

domingo, 2 de maio de 2010

ECOLOGIA HUMANA

A ecologia humana objetiva estudar a relação do ser humano com o Meio Ambiente, que, de acordo com a Teoria Geral dos Sistemas de Bertalanffy (1972), é a relação entre todos os elementos e constituintes da sociedade e deve ser tratada em todos os campos do conhecimento científico.

O termo ecologia vem do grego (Eco: Habitat/Lugar de vida/Sistema de relação e Logia: Estudo/Ciência). É o estudo dos sistemas. Vivemos um momento de crise ecológica sem precedentes no mundo e necessitamos urgentemente de um consenso mínimo entre os homens em busca de um ethos mundial (Boff. 2000) para que o mundo não entre em colapso. Precisamos todos e todas saber e reconhecer que o Homem não é o centro do universo e o controlador absoluto da natureza. Tudo está interligado. O que você mexe aqui hoje vai influenciar em outro canto do mundo agora ou mais tarde. O relatório Nosso Futuro Comum de Gro Brundtland (1987) traz informações relevantes para quem se ineressa pelo tema. E todos os alunos de todos os cursos deveria cursar essa disciplina de Ecologia Humana, que poderia ser obrigatória, pois todos nós devemos levar em consideração o meio ambiente, tanto na vida profissional, quanto pessoal.

 A ecologia humana pode proporcionar o conhecimento e o entendimento de que esta é uma introdução a uma ferramenta fundamental para o exercício da profissão: o saber ambiental. Essencial a todo professor ou professora (não apenas aos de Ciências ou de Biologia), responsável junto com a família, pela Educação Ambiental de crianças e jovens estudantes. Indispensável ao Arquiteto, para que entenda porque um projeto que agride o Meio Ambiente é ruim para todos os habitantes do Planeta; ao estudante de comunicação, para que tenha consciência da importância da comunicação ambiental em todos os temas de reportagens e editorias e nas peças publicitárias que acabam induzindo ao consumo e contribuindo para a degradação do Meio Ambiente também quando são enganosas ou abusivas; enfim, ao engenheiro, advogado, médico, psicólogo, enfermeiro, pois todo ser humano faz parte do Meio Ambiente e é também responsável para que o mundo seja ambientalmente saudável e socialmente justo para todos seres viventes.

Comece aprendendo ou descobrindo o que você entende por Ecologia. Estude a Agenda 21. O que é? Como surgiu? Para que serve este instrumento, um dos mais importantes documentos da Conferência das Nações Unidas Sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em 1992. Alia ao conceito de Desenvolvimento Sustentável a necessidade de um diálogo entre Governo e sociedade e evoca uma radical mudança de paradigma, em que todos precisam repensar políticas, valores, práticas e hábitos de consumo para que a vida, tal como a conhecemos continue a existir no Planeta. Leia a Carta da Terra. Uma discussão sobre valores e princípios para um futuro sustentável. Discutir com o grupo os dois instrumentos.

Tome conhecimento da crise ambiental. O que é o consumismo e a crise dos recursos naturais. O que é consumo sustentável. Conceitos básicos de consumo e desenvolvimento sustentável. Sustentabilidade, consumo e gênero. O que o consumo tem a ver com gênero. A perspectiva ecológica. Tudo na natureza interage. Nenhum organismo é independente ou vive em isolamento (Capra. 2002. p. 23).

População, Meio Ambiente e Desenvolvimento. Degradação ambiental e consumo. “Menos de um quarto da população mundial consome 80% dos bens e mercadorias produzidos pelo homem” (Martine. 1993. p. 25). Mais e mais países ascendem a um padrão de consumo de nações industrializadas. Quem polui mais? O rico que produz e consome mais que o necessário para sua sobrevivência? Ou o pobre que super-utiliza os recursos da natureza além da sua capacidade de suporte para apenas sobreviver? O que você acha?

Consumo consciente. O que é isso? Educomunicação. Como se dá esse processo? Comunicação e Meio Ambiente. Os processos interativos Homem-Meio Ambiente. Cultura e Meio Ambiente. Tem o ser humano o direito de controlar a natureza sem pensar nas outras formas de vida? Ou é melhor conviver e respeitar a natureza? Qual a sua opinião? Pense nessas questões. Faça uma avaliação e diga o que você está fazendo para melhorar o mundo em que vive. Você acredita que também é parte do meio ambiente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário