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segunda-feira, 3 de maio de 2010

EDUCOMUNICAÇÃO

Neologismo criado na década de 1970, no século passado, junta os verbos educar + comunicar + agir e utilizado numa perspectiva dialógica da comunicação, de forma inter e multidisciplinar pelo educador no sentido de preservar a natureza e os direitos de todos os habitantes do Planeta. É a prática de educar pela comunicação e através da ação e do entendimento e empoderamento da mídia. As ideias pedagógicas de Paulo Freire podem ser consideradas precursoras da educomunicação.

Segundo o professor Ismar de Oliveira Soares (ECA-USP), “o conceito de Educomunicação reúne o objetivo de construção de cidadania mediado por uma relação entre a comunicação e a educação, é um campo de convergência não só da comunicação e da educação, mas de todas as áreas das ciências humanas”. O objetivo, afirma, é formar cidadãos capazes de produzir jornais, programas de rádio, fanzines, revistas e atuar em outros veículos de comunicação a fim de que desenvolvam o senso crítico para lidar com as diferentes informações veiculadas na mídia.

O objetivo da educomunicação é a construção da cidadania pelo exercício do direito a que todos temos à informação, à educação e à comunicação e na perspectiva freireana de que tanto ensinsa quem aprende quanto aprende quem ensina. Ninguém é tão provido de conhecimento que nada tenha a aprender ou tão desprovido que nada possa ensinar. É o diálogo que torna tudo mais eficiente. A comunicação é a base de tudo. É importantíssimo a linguagem inter, multi, transdisciplinar no processo. Novas práticas educativas ajudam a lidar com diferentes faixas etárias ou a tratar com pessoas com dificuldades de aprendizado. Também vale desenvolver novas técnicas de organização e aproveitamento do espaço da sala de aula e utilizar novas ferramentas no processo de ensino-aprendizagem que ampliem a visão dos alunos.

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