Translate

Cartas

Nesta época da comunicação instantânea as pessoas não escrevem mais cartas. Tudo é no msn, no e-mail, no celular e muito rápido. Até hoje recebo correspondências de alguns e guardo todas as cartas recebidas. Esta página será dedicada a relatar estas experiências e transcrever algumas das correspondências.

Em 1972, recém-saído do exército, após cumprir o serviço militar obrigatório, ingressei por concurso no Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores) e pouco depois embarcava para minha primeira missão em Georgetown, na Guiana. Deixei família, minha primeira namorada, Jane Lúcia, e parti rumo ao desconhecido. Foram 4 horas de voo de Brasília até Manaus, onde fiz escala, os quais passei chorando. As cartas recebidas naquele período de meu pai e de minha mãe dão uma ideia de como era esta relação familiar e a importância que a viagem teve para o equilíbrio econômico-financeiro de todos.

De minha mãe:

4. Brasília, 27 de fevereiro de 1974

Meu querido filho, Zacharias, Deus te abençoe,

Estou escrevendo para aproveitar que a Jane vai mandar colocar hoje no malote. Estamos bem; só Miguelzinho que foi passar o Carnaval em Belo Horizonte e lá um amigo dele que dirigia o carro deu uma virada, mas foi cousa pouca. Ele levou 3 pontos no lado esquerdo do rosto e leves ferimentos na cabeça. E os outros eu não vi, mas foi cousa pouca. Bem, aqui foi calmo, mas hoje pela manhã estavam 18 corpos no IML Bem, estou esperando receber carta sua nesta semana. Amanhã é que vou ao Banco do Brasil para ver se já está o dinheiro. Bem, estou esperando receber carta sua nesta semana. Amanhã é que vou ao Banco do Brasil vr se já está  dinheiro; até sexta-feira ainda não. Se já (tiver chegado) eu vou pagar uma passagem que comprei para o Frei Hermínio; ele tinha que voltar rápido e não tinha jeito e o Jonas comprou no cartão Nacional e o Banco mandou esta semana. Mas como tiraram a chefia dele, que eram 2.000 (cruzeiros), só ficou o ordenado, 400,00 (cruzeiros) e uns quebrados; eu vou pagar.
Em abril eu termino de pagar a Caixa (Econômica) e vou pagar para fazer a planta da casa para poder fazer uma coberta do lado para servir de cozinha, para poder mudar, pois aquela não tem jeito de caber nem o fogão. Vou ver em março quanto custa um beliche para o quarto de vocês, que vai ser o quarto maior e para o quarto das meninas já tem um. Vou dar um jeito em fechar a frente, porque aberta não vai dar certo para as plantas. até o compadre Josué já está com uma esquadria de ferros, mas eu não quis ver, por(en)quanto fica o portão de ferro. Também ele está começando agora, quase sem dinheiro. Hoje mesmo ele andou aqui; disse-me que está muito apertado; até já tem bastante encomenda, mas falta dinheiro para o material. Sim, Lecy foi de madrugada para o hospital, mas o médico mandou voltar para ir mais tarde. Agora são 12 horas. É provável que ainda seja hoje.
Recebi meu ordenado sexta-feira e fui a Unaí domingo com o Gonzaga. Comprei feijão, queijo e carne e gastamos menos de 60 (cruzeiros) e gasolina e o que compramos foi tudo pela metade do que se compra aqui.. Diz o Jonas que daqui para a Semana Santa nós vamos lá de novo na nova chevete dele que tem menos de 2 meses de comprado.
Aqui estão mandando recomendações para você e eu envio recomendações aos seus amigos daí.
Saudades, de sua mãe

Luiza

De meu pai:



2. Brasília, 19 de feveriro de 1974



Caríssimo filho, Zacharias, Deus te abençoe,



Recebi sua carta que muito veio nos alegrar. Hoje mesmo estou respondendo e devolvendo o cheque, pois aqui não deu para descontar, pois eu não tenh conta no Banco do Brasil e não posso abrir, pois só quem ganha acima de um mil cruzeiros pode abrir (conta). O único meio será botarem em cobrança, mas iria demorar mais ou menos uns trinta dias e sua mamãe achou melhor mandar para você receber e mandar em dólares.
O Banco informou que você pode mandar ordem de pagamento que não tem problema. Com relação ao empréstimo da Caixa (Econômica) tem sido uma novela. Levou mais de dois meses para dar certo. Quando dei entrada na promissória, a direção geral da Caixa paralisou, até que hoje não foi lançado na minha conta. Já hoje começou a chegar nota de material escolar e o dinheiro nada. No dia em que dei entrada na promissória na Caixa, acostumado a utilizar o dinheiro no outro dia, comprei uma máquina de costura, dei um cheque e foi preciso arrumar dinheiro; e até hoje o dinheiro da Caixa não sai. Mas, se Deus quiser, tudo vai dar certo. Sem mais, um abraço de seu pai, que não o esquece.



Miguel

De minha mãe:

3. Brasília, 17 de fevereiro de 1974

Meu filho, Zacharias, Deus te abençoe e te cubra de paz e sossego,

Hoje estou escrevendo para dizer que estamos bem. Recebi sexta-feira que já havia recebido o feijão. Se der certo para cozinhar, me avise que eu mando mais. Sim. você me falou que se eu precisasse de mais algum dinheiro, pedisse. Eu acho que você já está fazendo demais. Mas como, além de tudo que já contei, parece que o Pedro (Afonso) vai ter que estudar em colégio particular, pois a classificação no Elefante Branco excluiu quase todos os alunos que já estudavam nele. Assim, vou fazer a matrícula em um colégio particular , mas na esperança de quando começarem as aulas arranjar um jeito de uma transferência para o Elefante (Branco). Bem, além da matrícula, que são 250,00 (cruzeiros), eu mandei a comadre Mariana embora no dia 1 de janeiro e prestei conta com ela e fiquei de mandar depois 300,00 (cruzeiros) para ela e pelo que estou vendo não vai dar, porque este mês de fevereiro é mais de pagar matrícula e comprar uniforme e seu pai comprou uma máquina (de lavar roupa) depois de 33 anos de dono de casa, mas também falou que este ano não tem mais um centavo para ajudar em casa com nada.
Dizem os meninos que ele deve ter ganhado algum bilhete (da loteria) e fez isso para não ajudar com o colégio dos meninos e nem com nada. Antonio também, depois daquela viagem ao Rio Grande do Sul, não pode mais ajudar em casa; parece andar muito apertado. Já vi diversos empregos para o Pedro (Afonso), mas quando chega a hora não dá por causa da idade. Mas estou com esperança de dar certo no Hotel Eron. Sim, tendo de mandar alguma cousa mande mesmo em dólares, em envelope mesmo para o Itamarty, endereçado para o Gonzaga que não tem problema.

Com muita saudade, sua mãe,

Luiza.

Brasília, 19 de fevereiro de 1974

Meu filho, Zacharias, o Divino Espírito Santo seja tua luz e proteção,

Hoje, já com esta carta (acima) pronta para mandar pelo malote chegou esta e mais uma vez chegou na hora, pois eu não tinha ainda pago a casa do Guará e a Ana Rita também não. Inclusive, eu já falei com a Maria José que eu vou pagar todo o tempo que ela morar lá, pois quando ela dava dinheiro (...) para ajuda do frei Hermínio, eu dizia não faz isto, faz de conta que estou emprestando este dinheiro. Então, chegou a hora e Deus há de me dar o jeito, assim como sempre me deu. Quando o Gonzaga morava lá que não podia pagar, sempre eu tinha o jeito de pagar. Bem, o resto eu comprei tecido barato para as meninas, pois estão super desprevenidas de roupas e sapatos, pois depois da ordenação de frei Hermínio, tanto elas como eu não compramos nada. Eu ainda tenho os vestidos que comprei quando fui a Salvador em 72, que eram por sinal bons; e elas, as roupas que fizeram para a viagem ao Ceará já estão sem préstimo.
Bem, o cheque que você mandou para seu pai eu fui com ele ao câmbio; eles disseram que só podem botar em cobrança e tem demora aproximada de 30 dias. Eu dei a sugestão de ele devolver e você mandar uma ordem de pagamento, pois lá no Banco eles disseram que, no caso de você mandar uma ordem de pagamento, se recebe sem demora; mas mandando também em dólares, eu sei que não tem problema, pois a gente recebe os envelopes bem direitinho, ainda não teve nada violado.
Bem, são 6 horas da noite. Hoje é meu último dia de férias. Amanhã começo a trabalhar, querendo Deus. Vi o Corinto (Florêncio). Está estagiando no Hospital da L2 Sul. Lecy ainda não ganhou nenê. Disse este tio dela que só 25 deste mês.
Esta semana vou escrever para o rei Hermínio, pois não tenho notícias dele há muitos dias. Bem, a respeito da ida para o Guará, eu vou, é só a Ana Rita sair. Estava com fé de sair a (casa) do Miguelzinho, mas mesmo não saindo eu vou. Aqui todos mandam lembranças.

Saudades, sua mãe,

Luiza

De meu pai:
1. Brasília, 19 de janeiro de 1974

Zacharias, Deus te abençoe,


Recebi sua carta e as vistas; muito obrigado pela lembrança de Georgetown. Aqui todos com saúde; Deus seja louvado. E você como vai por aí? Está gostando ou tem estranhado muito? Eu continuo na loteria, com a mesma dificuldade de sempre, pois custa; até agora não pude arrumar para aumentar os bilhetes, mas o lucro é o mesmo do ano passado. Estou desde novembro pelejando por um empréstimo na Caixa Econômica (Federal) e até agora não saiu. A comadre Mariana foi embora hoje.

Abraço e felicidade,

Seu pai, Miguel.

De minha mãe:

2. Brasília, 7 de janeiro de 1974

Meu querido filho, Zacharias, Deus te abençoe!

Recebi sua carta de 28 de dezembro. Fiquei muito content em saber que, apesar de algumas dificuldades, está satisfeito com sua viagem; que o Divino Espírito Santo te dê sempre esta resignação e coragem de suportar tudo que te for concedido, como trabalho, como dificuldade e como alegria, enfim, em todos os momentos de tua vida. Bem, já falei em uma carta, eu acho, que deves mesmo ficar mesmo no hotel, pelo menos, não precisa comprar móveis.
Aqui estamos bem, graças a Deus. Estou mais ou menos colocando as coisas em dia. No fim deste mês deverei ir a Formosa (Goiás) comprar uma saca de feijão que já está a 3,00 (cruzeiros) o kilo. Neste fim de ano eu comprei, quando recebi, mcarrão, manteiga, toddy, açúcar, arroz; bom e mais umas couzinhas miúdas; mas não deu para comprar a passagem da comadre Mariana, mas neste fim de mês eu comprarei; ela já quer ir embora porque a Antonia ainda vai custar.
Frei Hermínio vai a Manaus ainda nestas férias; mande o telefone, quem sabe, lá com os Capuchinhos ele dá um jeito de telefonar para você. Aqui está o endereço dele até o dia 6 de fevereiro: Afonso Bezerra de Oliveira. Projeto Rondon. Sumidouro. Estado do Rio de Janeiro. Código 2863.
Quando escrever para mim, mande dizer como são as samambaias; se a gente cultiva em casa; sehá alguém com casas de floricultura; se existem no campo, como são e se há tipos muito diferentes.

Vou terminar, com muita saudade,

tua mãe,

Luiza Bezerra

1. Brasília, 3 de janeiro de 1973

Meu querido filho, Zacharias

Deus te abençoe!

Há dias recebi uma carta sua, a qual falava no dinheiro, o mesmo já recebi e hoje recebi os cartões. Bem, aqui, como sempre, estamos bem. Frei Hermínio chegou dia 27 de dezembro (1972) e voltou dia 1 de janeiro; vai ao Projeto Rondon no Estado do Rio de Janeiro. (O Projeto Rondon enviava, nas férias, universitários para outras regiões do país onde realizavam trabalhos voluntários) Miguelzinho saiu mesmo dia 27, já está trabalhando. Antônio foi aos Estados Unidos, mas voltou logo. Maria José ganhou o desejado Inácio José, dia 5 de dezembro. Já batizou. Ana Rita mudou hoje para a minha casa. Eu resolvi mandá-la para lá, enquanto sai a do Miguelzinho e a dela, que também já foi chamada. (Eram casas do projeto habitacional do Governo do Distrito Federal, denominado SHIS).

Bem, eu recebi o dinheiro. Não se se foi mesmo como você falou, mas creio que sim, porque junto com o meu deu mais de mil; assim, eu não tenho uma certeza exata. Já paguei Nareza, mas fui ver meu telefone e já estava para ser cancelado, mas eu e o Françuar falamos com um dos diretores comerciais e ele deu uma esperança de ainda resgatar. Mas eu tenho que pagar o rstante todo de uma vez para ficar quitado: deu 1.743,82. Eu já telefonei para a Aurora, que tem um dinheiro para comprar um lote e vai me arranjar para quitar o telefone; depois eu dou para ela. Sim, quando você me escrever, mande dentro da carta um comprovante de seu ordenado, nem que seja uma cópia, que eu quero fazer um negócio com os comprovantes de ordenado seu, do Antônio e do José Arteiro e arranjar o dinheiro no Banco Nacional para quitar a casa. Eu já estiva falando com o senhor Lourenço e parece que vai dar certa com a renda familiar. Vou também incluir a Ana Rita e o Miguelzinho e, se der certo, logo que eu veja o plano mando para você.

A respeito de sua moradia em hotel, eu acho mais conveniente ficar no hotel do que ter que alugar casa, pois quando sair daí não vai achar quem compre nada e assim, no hotel, usa o necessário e não está só. Jane escreveu-me de Arapiraca e disse que está gostando de lá. Ainda não teve tempo de andar na casa de todos os parentes, mas os que já encontrou de todos gostou. Aí vai o endereço do Frei Hermínio, de 6 deste a 6 de fevereiro:
Afonso Bezerra de Oliveira
Projeto Rondon - Sumidouro - Estado do Rio de Janeiro - Códio 2863

Termino, com muita saudade, sua mãe

Luiza

Nenhum comentário:

Postar um comentário