Translate

sábado, 11 de setembro de 2010

A Escola Vila

Os amigos costumam avaliar a qualidade de vida em Fortaleza pela proximidade do mar e de acesso às belas praias que nos oferece o Estado do Ceará. Mas para mim essa qualidade se manifesta pela qualidade de ensino que a Escola Vila tem para oferecer desde o maternal ao ensino fundamental. Quando nos mudamos para Fortaleza em 1994, nossa maior preocupação era essa: encontrar uma escola para nossa filha, então no maternal, com a qualidade oferecida pela que ela frequentava em Brasília. Foi uma surpresa. Encontramos uma melhor.

Por quê? A Escola Vila sempre leva em consideração o perfil do aluno e não enfoca seu ensino na preparação para o ENEM ou para o Vestibular. Na Escola Vila tem importância verdadeira o desenvolvimento do raciocínio, do pensamento criativo e do senso crítico de cada um. É uma escola humana, onde todos se conhecem e são considerados como parte da teia da vida. E, apesar de ser uma escola paga, os alunos têm oportunidade de conviver com alunos bolsistas, pertencentes a classes de poder aquisitivo distintos e os amigos e amigas são escolhidos por afinidade.

Na Escola Vila, desde pequenos, os alunos são colocados em contato com a natureza, aprendendo, na convivência e na prática a respeitar os animais, que co-habitam em seu pomar, a plantar e colher plantas medicinais; são apresentados à economia solidária, estimulando o consumo à base de troca e não da compra; a solidariedade e o respeito aos mais velhos são trabalhados todos os anos com a visita a abrigos de idosos e distribuição de produtos não perecíveis arrecadados.

As artes, a cultura, a filosofia são trabalhados em todos os níveis do ensino e a inclusão social, com o atendimento e a aceitação de crianças especiais, que são inseridas nas salas junto com todos os outros alunos. Lembro-me de um período de hiperatividade de nosso filho, Nabar, na Vila desde que completou seu primeiro ano e começou a dar seus primeiros passos, em que ele estava constantemente na sala da diretora “danação”. A diretora, Fátima Limaverde, tranquilizou-nos com estas palavras: “Não se preocupem, essa geração de crianças índigos é mesmo assim inquieta e nós temos que aprender a aceitá-la”.

A Escola Vila, que acolheu nossa filha Nahia desde os seus 2 anos de idade, preparou-a tão bem que ela passou na prova de acesso para estudar Filologia Inglesa na Universidade do País Basco, Espanha, com disciplinas que iam desde português e história até filosofia e língua espanhola. Desde lá, Nahia enviou o seguinte depoimento:

Ainda que só tenha reconhecido depois de ter saído dessa escola, a Vila foi, principalmente durante minha infância, como uma segunda casa. Lá, aprendi valores que não esqueci, conheci pessoas das quais até hoje sou amiga e formei parte da minha personalidade e caráter. Gosto de que, diferente de outros colégios de Fortaleza, a Vila mantenha um contato mais próximo entre professores, direção e alunos, fazendo com que os alunos se sintam parte da escola. Além disso, o sistema de ensino também me agrada, pois não prepara os alunos apenas para enfrentar o vestibular, mas também a vida, coisa que o colégio tem como prioridade, em vez da citada prova. Reconheço que enquanto estudava lá, não dava à escola o devido valor, mas, agora que saí, percebo quão bons e proveitosos foram os anos que passei lá (Nahia Uribe de Oliveira, Donosti, Espanha).

Aos que pensam que a Escola Vila não prepara para a vida, esse depoimento pessoal de nossa filha, agora com 18 anos, não deixa margem a dúvidas. A Escola Vila prepara os alunos para o ENEM, para o Vestibular e, principalmente, para a vida. E isso é o que eu considero mais importante em uma escola.

Zacharias Bezerra de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário