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segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Descartes e o modelo de ensino

O modelo cartesiano de ensino é aquele que privilegia a transmissão rígida dos saberes como a única maneira de ensinar, transformando os alunos em meros receptores passivos do conhecimento. Esse modelo de ensino utiliza-se de recursos tecnológicos, mas apenas como um meio para aplicação de exercícios mecânicos e de repetição.

René Descartes (1596-1650), Filósofo francês, cientista e matemático, é considerado o fundador da filosofia moderna e que acabou estabelecendo as bases da ciência moderna. Descartes criou um sistema de pensamento, no qual ele questiona a própria existência do mundo. Descartes desconfiava dos sentidos. Segundo ele, todas as ideias do mundo são falsas e, por isso, é preciso rejeitá-las. É o racionalismo (razão) em oposição ao empirismo (experimentação).

Penso, logo existo é a base da filosofia Cartesiana. Para Descartes, a dúvida é natural, própria dos seres racionais, ou seja, aqueles que pensam. Através da razão, é possível estabelecer a dúvida metódica e até revisar todos os conhecimentos adquiridos ou por adquirir.

O método da dúvida cartesiana apoia-se em quatro princípios:

1º) Não aceitar como verdade nada que não seja claro e distinto, ou seja, eliminar todo o conhecimento inseguro ou sujeito a controvérsias; o certo ´se só aquilo que é irrefutável;

2º) Decompor os problemas em suas partes mínimas, isto é, todos os problemas devem ser propostos à investigação científica;

3º) Deixar o pensamento ir do simples ao complexo e não acreditar em nada que não tivesse fundamento para provar;

4º) Revisar o processo para ter certeza de que não ocorreu erro para chegar ao verdadeiro conhecimento de tudo.

As principais obras de Descartes são:

1628 - Regras para a orientação do espírito, que traz conceitos do método cartesiano.
1637 - Geometria, com reflexões sobre a matemática, a física e a geometria.
1637 - Discurso do Método, mostra a razão como busca da verdade na ciência.
1641 - Meditações, com reflexões do discurso do método.

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