Translate

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Avaliação

De repente, na Grécia Antiga, na Polis, naquelas homéricas assembleias que discutem, discutem e nada decidem, mas que iniciam ao que se veio a conhecer como Democracia. Tal qual o presepeiro Macunaíma diante de dismantelados desafios acompanho Zeus na subida dos três mil metros do Monte Olimpo, o ponto mais alto do país, situado ao norte, às margens do mar Egeu. Chego ao cimo bufando e com meio palmo de língua para fora. Com a baladeira enfrento o Minotauro e qual Teseu encontro a saída do Labirinto cretense com a ajuda de Ariadne. Com a (pré) tensão de enfrentar os Ciclopes transformo-me em Hades e sigo o caminho montado em Cérbero.

Montado em Pégaso sou Belerofonte e enfrento Amazonas com lamparina na mão; mato a Quimera e abro a caixa de Pandora, onde está encerrada a esperança. Na hora de pega pra capar, ajeito os cambitos e saio correndo. Não quero dar uma de Ícaro e escapo, assim, de morrer afogado nas águas do mar Egeu, como o filho de Dédalo. Moleque, safado, sacana, tal qual Macunaíma travestido de Hermes roubo o tridente de Poseidon, dou sumiço nas flechas de Apolo, engulo as espadas de Ares e resolvo honestar com o cinto de Afrodite.

Da Grécia passo à civilização Romana e apaixono-me por Vênus. Caio doente e quase morro de febre virulenta. Tal qual Fênix, ressurjo em forma de Pã e mergulho no lago Paranoá com a ninfa Salmácis, não consigo abraçá-la e imploro aos deuses do Planalto que nossos corpos não se separem jamais arriscando a terminar os dias Hermafrodito. Posso ter assumido a postura denominada pelos filósofos gregos de “admiração” pelos meus pares e ímpares. Em contrapartida, a proximidade ajuda-me na observação do objeto e a vê-lo também não apenas pelo que me parece, mas pelo que é; a ver com método e com mais precisão o quanto aprendi e ensinei na disciplina Didática no Ensino Superior. Agora, sim, sei que estou preparado para o desafio de ensinar e de aprender. Parabéns, parabéns e abraços a todos e todas. Esta é a minha forma de estar presente nesta festa. Um abraço, do Zacka.

Nenhum comentário:

Postar um comentário