Translate

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

O protocolo de Kyoto

Você, certamente, já ouviu falar na mídia ou leu na imprensa sobre o protocolo de Kyoto. Mas será que sabe, realmente, do que se trata? Redigido no Japão, na cidade que determinou o seu nome, em 1997, o protocolo de Kyoto é um tratado internacional, pelo qual os países industrializados, membros da Organização das Nações Unidas, comprometem-se a reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa. A finalidade é reduzir o aquecimento global e buscar amenizar os impactos ao meio ambiente devido ao modelo de desenvoolvimento industrial e de consumo em voga no mundo atual.

Uma das principais diretrizes do protocolo de Kyoto é justamente que os países dito desenvolvidos busquem reduzir as emissões de gás carbônico em 5,2%, em relação qo que fora emitido em 1990,  no máximo até 2012. Este prazo que era, na época da assinatura do protocolo de 15 anos, agora é de apenas um ano! Uma coisa, porém, nesse aspecto dos tratados internacionais, é redigir um acordo, outra coisa é conseguir a sua ratificação entre os países para possibilitar a sua entrada em vigor. Podemos recordar o que ocorreu com o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 (http://alfabeta-zacharias.blogspot.com/2010/05/acordo-ortografico.html). As assinaturas para ratificar o protocolo de Kyoto começaram a ser colhidas em 1998, mas a entrada em vigor só foi possível em 2004, com a ratificação do protocolo por 55 países.

Até o momento, um total aproximado de 100 países já procederam à ratificação do documento. Muitos ainda não assinaram, pois alegam que as exigências do protocolo poderiam afetar o "desenvolvimento" dos seus países e acarretar uma recessão. Outros ainda questionam a validade das teorias sobre aquecimento global. Os Estados Unidos, o maior emissor de gases poluentes do mundo, e que atravessa uma crise de recessão, todavia, não assinaram o dito protocolo.

Até quando o Planeta suportará tamanho descaso? Fica a pergunta para a nossa reflexão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário