Translate

domingo, 25 de abril de 2010

ECOLOGIA

O que você entende por ecologia?

Literalmente é o “estudo da casa”. Estudo científico do ambiente compreendendo componentes orgânicos e inorgânicos.

Permeabilidade: envolvimento com a geologia, a física, a química e a matemática. Estende interface às interações humanas: estética, ética, política, sociedades, leis, economia.

Abordagem reducionista: estudo das espécies individualmente.

Holística: totalidade do ambiente do planeta.

Primeiros ecólogos: Hominídeos, Theophrastus e Aristóteles.

Termo criado por Hanns Reitter, definido pelo biólogo alemão Ernst Haeckel, em 1866: “Ecologia é o corpo científico que se preocupa com a economia da natureza – a investigação das relações totais dos animais, tanto com seu ambiente inorgânico, quanto com o orgânico”.

1905: “ciência da comunidade” (Fredrick Clemens, ecólogo vegetal estadunidense).

1913: criada a Sociedade Ecológica Britânica.

1915: Sociedade Ecológica da América (Estadunidense).

1927: “história natural científica” ligada à “sociologia e ecologia dos animais” (Britânico Charles Elton).

1958: “ciência do ambiente” ou “Umweltlehre” (Karl Friedrichs).

1959: “estudo das estruturas e funções da natureza”; 1962; “estudo das estruturas e funções dos ecossistemas” (Eugene Odum).

Ecossistema ou sistema ecológico: unidade organizacional constituída por todas as coisas – vivas e não vivas – que ocorrem em um espaço particular.

Abordagem antropológica: estudo da diversidade biológica e comportamental no lócus geográfico no tempo e no espaço.

Cultura: conjunto de conhecimentos adquiridos (comportamento, valores, linguagem, tecnologia), em oposição ao que é herdado pela genética.

Antropologia ecológica: convivência de grupos humanos em diversos ambientes e a forma como a ecologia dessas populações influencia nas características culturais associadas a cada grupo.

Determinismo ambiental: de teoria dos humores (sangue, pigarros e biles amarela e negra), de Hipócrates até a idéia de que características ambientais têm um efeito causal sobre a presença de traços culturais específicos. Talvez seja a mais antiga das abordagens da ecologia humana; engloba a visão das relações humanos-meio-ambiente, de Hipócrates.

Ao longo da história de civilização ocidental a abordagem predominante da ecologia humana era considerá-la no seu todo. No século XVIII Montesquieu atribuiu uma relação de causa e efeito entre o ambiente e o fenômeno social, pela qual o clima tinha uma influência direta sobre o comportamento e a personalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário